Sou um grande fã de antepastos, que na tradução literal para o português poderia ser definido como apenas "entrada" ou o que antecede o prato principal.
No Brasil temos inúmeras receitas para antepasto de beringela; pessoalmente um dos meus preferidos e que costumo fazer com relativa frequência especialmente quando recebo os amigos em casa.
No último mês testei uma mudança que posteriormente descobri ser também bastante comum, o antepasto de abobrinha, também conhecido como antepasto siciliano.
Sobre o antepasto, digo que ele tem um sabor mais delicado que o de beringela (como era esperado) e uma maciez muito boa, faça com alguma antecedência (um dia ou dois) para que o tempero fique mais apurado.
Para fazer esse antepasto eu usei:
Ingredientes:
2 abobrinhas italianas;
1 cebola (cortada em pequenos quadradinhos);
100g de tomate cereja cortados ao meio;
1/2 pimentão vermelho;
1/2 pimentão amarelo;
um "punhado" de azeitonas verdes cortadas;
cerca de 100ml de azeite;
2-3 colheres de sopa de aceto balsâmico;
sal;
pimenta do reino;
Como fazer:
Inicialmente lave e corte as pontas das abobrinhas, raspe a casca com uma faca para deixa-la lisa, corte a abobrinha em fatias e posteriormente em tiras (como feito com a beringela).
Eu não descasquei a abobrinha, sinceramente considero que não é necessário.
Corte os pimentões em tiras, a cebola em pequenos pedaços e os tomates cereja ao meio.
Nesse ponto eu costumo colocar todos os ingredientes, menos as azeitonas dentro de uma bandeja, adicionar o azeite, o aceto balsâmico, o sal e a pimenta do reino; misturar e colocar no forno pré-aquecido (coberto com um papel alumínio) por aproximadamente 30 minutos, o forno não deve estar muito quente, em torno de 180ºC é suficiente para cozinhar todos os ingredientes, após esse tempo, abrir o envelope a adicionar as azeitonas e misturar novamente, deixar por mais 15-20 minutos e resfriar.
Para acompanhar os antepastos, normalmente uso torradas de pão sírio, na minha opinião as melhores para isso.
Apenas um lembrete, a abobrinha é adocicada quando comparamos com a beringela e por isso devemos colocar um pouco mais de sal.
O interessante nesses pratos é fazer uma combinação de cores para atrair o olhar de quem vai comer, por isso costumo contrastar as cores do pimentão, abobrinha, tomate e azeitonas.