sexta-feira, 1 de julho de 2011

Cerveja Artesanal - Água

A água é a fonte da vida, isso significa muito e sempre foi visível para os produtores de Cerveja.
A fábrica mais antiga a Weihenstephan, tem quase mil anos então podemos dizer que o conhecimento se aprimorou muito ao longo dos anos, isso considerando que ainda é uma empresa em atividade.
Os antigos mestres Cervejeiros eram praticamente alquimistas combinando elementos que formavam toda a matéria; Terra, Água, Fogo e Ar, por isso a água além de ser um ingrediente essencial para a vida que se forma na bebida, também tinha essa importância como elemento essencial.
As bebidas ao longo da história ficaram famosas por sua produção próxima a um outro reservatório de água (no Brasil temos as cervejas de Petrópolis, Agudos, etc.), de fato a água sempre foi essencial para a produção de cerveja uma vez que representa mais de 90% da bebida para a maioria das variedades.
Com a tecnologia atual a maioria das cervejarias não depende mais de aquíferos naturais, mas faz o próprio tratamento da água para atender às necessidades da sua bebida, logo uma multinacional que produza a mesma cerveja em diversos países ou regiões irá tratar a água para obter a mesma bebida final, por isso é esperado que independente de onde a cerveja seja produzida, ela seja igual a produzida em outra localidade.
As diferenças comumente vistas entre cervejas de diferentes localidades normalmente estão mais relacionadas à idade da bebida, condições de armazenamento do que da água propriamente dita.
Para produção de cerveja artesanal, precisamos levar em consideração que o cloro é extremamente prejudicial para a bebida (formando aromas e sabores desagradáveis) e a presença de microorganismos contaminantes não pode ser esquecida.
A melhor água para produzir cerveja em casa é a que você tenha acesso, porém ela não pode ter cloro e deve estar livre de contaminação, a água do abastecimento público possui altos teores de cloro, o que a torna inadequada para uso para cervejaria sem nenhum tratamento, mas o cloro pode ser retirado usando um filtro comum com carvão ativo.
Outra opção é o uso de água mineral de boa qualidade, o que permite o uso dos vasilhames plásticos como tanques fermentadores e garante uma água livre de contaminantes como o cloro, mas é essencial que seja de boa qualidade, apenas o melhor para nossa cerveja.
Na próxima semana falaremos sobre o Malte, até a próxima.

Nenhum comentário: