sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Costelinhas ao Molho Barbecue

Olá,
Esse prato é um clássico da cozinha norte americana e que está se tornando mais comum em outros lugares.
Hoje é possível encontrar as costelinhas em muitos restaurantes e por isso cada vez mais as pessoas querem fazer em casa. Esse foi o meu caso.
Se pesquisar na web, vai encontrar muitas receitas e por isso nem sempre é simples decidir qual fazer, eu já tinha algumas receitas de molho barbecue, mas decidi testar mais essa que sinceramente ficou boa, mas é necessário fazer pequenas correções quando for fazer novamente.

Ingredientes:
1,5 kg de costelinhas de porco
1 xícara de ketchup
1/4 de xícara de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
3 colheres de sopa de molho inglês
sal


Como Fazer:
Coloque as costelas em uma panela grande com água suficiente para cobri-las, ferva a costela por aproximadamente 1 hora ou até ficarem macias.
Enquanto cozinha as costelas é hora de preparar o molho, adicione todos os ingredientes em uma panela e cozinhe por mais ou menos 30 minutos, ou até engrossar.
Coloque a costela na churrasqueira embrulhada em um papel alumínio, deixe cozinhar por uns 15 minutos, abra o embrulho e espalhe o molho por sobre a carne e na parte de baixo.
A carne já está cozida então não precisamos deixar no fogo por muito tempo, apenas o suficiente para agregar o molho, depois de cerca de 15 minutos abra o embrulho e coloque diretamente sobre o fogo, deixe por uns 5 minutos e vire o outro lado.
Esse último passo serve apenas para "secar" o molho na superfície dar um pouco de sabor de fumaça à ele.


Dicas:
Pode ser necessário fazer pequenos ajustes nos temperos para adequar ao seu paladar, eu pessoalmente uso vinagre balsâmico, mas qualquer vinagre pode ser usado.
Coloque um pouco de tempero na peça de carne antes de colocar para ferver, acredito que noz moscada e um pouco de pimenta podem fazer a carne ficar ainda mais especial e adicione temperos ao seu gosto na água de fervura, sinceramente acredito que um pouco de caldo de carne poderia realmente ajudar.

A receita é essa, com as minhas pequenas mudanças, bom apetite.

Um comentário:

Nádia Lamas disse...

Vinho, comida, música, filmes... amo muito tudo isso. Parabéns pelo blog, Julio!