Olá, hoje temos uma combinação de comida e cerveja!
Afinal somos o Cooking Rocks, certo!?! Confesso que estava faltando um pouco de cooking...
Essa sopa é uma tradicional sopa Francesa de cebola, um pouco cremos, servida em um ramekin (ou cumbuca) com massa folhada assada por cima.
A cerveja é uma Devassa Ruiva, uma "tropical ale" segundo a classificação da própria cervejaria.
A sopa, é basicamente cebola num caldo de carne ou legumes, então é bastante simples, segue a receita.
Ingredientes:
- 4-5 cebolas grandes
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 200 ml de cerveja
- 1 litro de caldo de frango
- queijo gruyere à gosto (mais ou menos 100g)
- sal a gosto
- 1 rolo de massa folhada congelada
- 1 ovo para pincelar a massa
Preparo:
Corte a cebola em rodelas finas, e refogue com a colher de manteiga, nesse ponto, é interessante escolher "o ponto" da cebola, podendo deixar a cebola, mais escura ou mais clara, dependendo do gosto.
Quando a cebola estiver no ponto desejado, adicione a cerveja (usei a Devassa ruiva), e continue a cozinhar até secar a cerveja.
Adicione o caldo e adicione a farinha dissolvida em um pouco de água, ferva por cerca de 10 minutos.
Prove a sopa e adicione sal caso julgue necessário.
Montagem:
Coloque a sopa no ramekin e coloque o queijo por cima (usei na verdade queijo gouda, pois é o que tinha em casa), cubra com a massa folhada, pincelando ovo sobre a massa e nas beiradas do ramekin para colar a massa. Asse no forno por cerca de 15-20 minutos ou até ficar dourada.
Quebre a massa, coma com a sopa e beba a cerveja!
Devassa Ruiva!
Sobre a cerveja, eu esperava que fosse harmonizar melhor com a sopa, mas errei em um pequeno detalhe, a Devassa Ruiva (tropical ale), é uma cerveja bastante honesta (custando apenas R$2,49), porém ela é uma ale de inspiração inglesa e por isso a principal nota é de lúpulo! Na minha memória sensorial, lembrava de notas mais marcadas de malte e fermento que harmonizariam melhor com a sopa, ou seja uma ale de inspiração belga, mas não foi o caso. A cerveja, apresenta nota de lúpulo e malte, um corpo leve e carbonatação alta.
De fato a sopa não brigou com a cerveja, mas não harmonizou (pelo menos para mim) de forma adequada. Nesse caso o lúpulo da cerveja ficou acentuado, o que não foi tão agradável, mas fica a experiência.
Harmonização tem dessas coisas, é um experiência sensorial e por isso algumas vezes não funciona!
Para quem quiser testar em casa, nem precisa de uma cerveja cara, eu recomendo uma Leffe Blonde, uma Eisenbahn Pale Ale ou Golden Strong Ale ou ainda um Bohemia Confraria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário