quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cerveja Artesanal - Malte


O que é malte? Malte por definição é um cereal que passou por um processo de germinação e posteriormente foi seco.
Agora que já definimos o que é malte vamos para a parte mais importante, por que isso é feito? 

Ao longo da história da humanidade os povos foram nômades e so foi alterado quando o homem aprendeu a dominar o cultivo agrícola. O cultivo de grãos fixou o homem à terra e o homem fixo à terra construiu cidades, que se tornaram impérios, impérios construídos com a força dos cereais. Quando falamos assim, tudo parece simples, mas imagine que em 5.000a.C. não existia controle sobre a produção e muito menos sobre o que era feito com esses cereais, por isso o mais importante era manter esses cereais em condições de consumo por longos períodos.
A estocagem precária desses cereais e seu uso para produzir pães e algumas "papas" que eram consumidas pela população, levou ao ponto onde os cereais cozidos com água foram guardados e mudaram a característica do alimento, se tornando mais claros, com sabor doce e percebeu-se que causavam efeito inebriante. O que eles não sabiam era que os grãos úmidos estavam germinando, esse processo amplamente conhecido hoje, ocorre porque o gérmen (o gérmen é o embrião da nova planta que irá de formar) começa a se desenvolver.

As enzimas produzidas pelo gérmen, servem para que a planta possa usar o açúcar de reserva do cereal (amido), transformando-o em glicose, que é um açúcar consumido pela célula que utiliza como fonte de energa. Parece complicado, mas não é.
A enzima é como uma tesoura que corta uma molécula muito grande em moléculas menores que são pequenas o suficiente para serem consumidas pelas células, as leveduras que irão produzir o álcool (que irei apresentar no próximo post), são organismos que não são capazes de usar o amido, mas apenas açúcares menores como a glicose e a maltose.

Sem o acidente com os cereais não seria possível a fermentação e a produção da cerveja, mas devemos lembrar que como o malte pode ser feito à partir de qualquer cereal, temos as cervejas feitas com cevada, trigo, aveia e centeio, mas mesmo outros cereais diferentes destes também podem ser transformados em malte e utilizados para a produção de cerveja. A cerveja tradicional, se não acompanhada de qualquer outro nome, é feita de cevada malteada (também chamada de malte de cevada).

Esse processo hoje é feito por grandes empresas chamadas maltearias, mas ainda assim são semelhantes ao que foi feito pelo homem faz milhares de anos, mas com controle de temperaturas para manter a uniformidade e qualidade do material fornecido para as grandes cervejarias. 

Vale lembrar que os cereais (como trigo, centeio e cevada), possuem glúten e por isso não devem ser consumidos por portadores de doença celíaca, por isso outros cereais, como o arroz, milho, sorgo podem ser utilizados para a produção de cerveja sem glúten, sendo assim uma opção para essas pessoas.

Nenhum comentário: