terça-feira, 25 de junho de 2013

Bodebrown Cerveja do Amor

Essa cerveja feita pela Bodebrown em Curitiba/PR segue uma tradição belga de adicionar frutas em cervejas.

O fabricante classifica como uma Tripel adicionada de amoras, o que faz dela uma fruit beer e claro, ela tem uma história.

Ela se chama Cerveja do Amor e o rótulo apresenta a imagem do amor de Píramo e Tisbe, uma amor proibido pelas suas famílias, o que levou a fim trágico e a origem das amoras vermelho-escuras como conhecemos hoje.
A história deles é bastante conhecida, sendo com certeza a fonte de inspiração de histórias de amor trágico como Romeu e Julieta, mas o que importa aqui é que o rótulo é de fato uma obra de arte.

A cerveja por sua vez é interessante, possui um elevado teor alcoólico (8%) e uma coloração bastante interessante.

Aparência: a cerveja apresenta uma coloração avermelhada, e uma espuma de coloração branca que se manteve como um filme sobre a bebida.

Aroma: conforme se espera de uma fruit beer, o aroma de fruta é presente, mas é bastante difícil identificar como amora, mas sem dúvida a presença de fruta está lá.

Sabor: a acidez da amora surge na boca, seguida do sabor característico de frutas vermelhas e algumas notas picantes de fermento belga, a cerveja é seca, sem presença de lúpulo. Corpo leve, e alta carbonatação.

Final: final seco e por isso mesmo fácil de ser bebida.

Cervejas com frutas são bastante controversas, para os fãs da lei da pureza Alemã uma heresia, mas para os Belgas, uma diversão e essa cerveja é divertida, como um vinho frisante em um dia de calor e talvez essa seja a melhor comparação. O álcool apesar de ser elevado, está bem incorporado na bebida, sendo fácil esquecer que ele está lá.

Nenhum comentário: