Olá, a cerveja de hoje é a Old Tom com Chocolate produzida no Reino Unido, ela tem 6% de álcool, essa cerveja é de acordo com as informações de rótulo, a Old Tom Ale, adicionada de chocolate.
Como informação adicional, a Old Tom foi eleita a melhor cerveja Ale do mundo no ano de 2009 pela World Beer Awards, o que sem dúvida pede o nosso respeito.
A primeira vez que vi a cerveja Old Tom, foi durante o meu curso de formação como Sommelier de Cervejas pelo SENAC Doemens e confesso que dentre tantas cervejas que foram degustadas ao longo do curso a Old Tom teve um lugar especial na minha memória gustativa.
Por isso tão logo encontrei a versão adicionada de chocolate, eu tinha que comprar para experimentar, segue abaixo a minha avaliação e em breve teremos a avaliação da Old Tom (sem chocolate).
Aparência: com uma coloração castanha escura e uma espuma em um tom de bege, a cerveja apresenta alguma turbidez a frio e uma espuma de boa formação, mas que vai embora enquanto se bebe deixando apenas um filme.
Aroma: como esperado o chocolate está presente no aroma, mas junto com notas aromáticas de maltes tostados (melado e caramelo).
Sabor: ao contrário do que se esperaria, o chocolate não é o que primeiro se sente, a minha primeira sensação foi uma doçura de malte seguida de um amargor típico da torrefação do cacau, o final é de chocolate (delicado, mas presente).
Final: assim como a última, essa cerveja apresenta um final seco, sem ser adstringente e esquenta a boca pela presença do álcool, porém sem prejudicar a bebida.
Ao contrário do que seria esperado essa cerveja não é puro chocolate, é agradável para ser bebida e sem dúvida um excelente par para sobremesas à base de chocolate e caramelo, a versão sem chocolate é mais interessante, mas essa cerveja ainda é bem legal.
O aroma sem dúvida é o principal nessa bebida, mas ao contrário de algumas cervejas que encontramos por aí, o sabor não te decepciona.
Nenhum comentário:
Postar um comentário