terça-feira, 6 de outubro de 2009

Batatas Gratinadas


Essa receita foi enviada por um grande amigo meu, Thiago Guilherme que não pode ir ao meu casamento porque tinha um compromisso inadiável no mesmo dia; o próprio casamento.
Guilherme é o sobrenome mesmo e imagine quantas histórias engraçadas já ocorreram por conta disso.

Dessa vez estou postando a receita que ele me passou e fez para a esposa eu deixei com os comentários dele, porque são importantes já que a receita é dele.

Ingredientes:

500g de batata média (depende de quantos animais irão comer...)
2 colheres de sopa de margarina (manteiga deve ficar muito bom também...)
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 tablete de caldo de carne (vou tentar com o de picanha qualquer hora...)
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher chá de Manjerona seca em pó (ou mais caso goste do tempero. Pessoalmente eu dobrei esta quantidade, foi no olho)

Modo de Preparo:

Cozinhar as batatas com casca. (uns 6 minutos no microondas caso seja impaciente)

Enquanto isso, dissolva o caldo de carne em 1 xícara de água quente.

Numa panela, derreta a margarina, junte a farinha e deixe dourar (questão de 2 minutos). Acrescente aos poucos o caldo de carne, mexendo sempre (use fogo baixo!!!) até ter um caldo grosso e ligado (não me pergunte o que é isso, se fosse um engenheiro escrevendo a receita acho que seria mais preciso...mas dá pra saber porque desgruda da panela). Juntar o vinagre e a manjerona e cozinhar por mais 10 minutos (sinceramente, mais 3 já tá muito bom.)

Descasque a batata (ou não) e pique em rodelas (ou não) e sirva com o molho por cima (ou não). Vai bem com cerveja ou vinho.

Abraços a todos e valeu pela receita TG.

Um comentário:

Opus disse...

Opa Julin!!! Muita honra ter esta receita postada aqui, hehehe. Realmente é muito simples de fazer e dá uma boa sustância. Grande abraço. Precisamos marcar de tocar.
TG - Guilherme é sobrenome mesmo.